quinta-feira, 19 de abril de 2012

Liderança para Liderados

Hoje nas organizações nos deparamos com diversas situações, enfrentamos problemas que nem sempre temos soluções geradas à partir de nossos gestores.

Ser gestor, líder e formador de opnião não é uma tarefa simples. Porém, essa responsabilidade está cada vez mais dividida entre as pessoas. Não precisamos necessariamente da imagem do lider, supervisor, gerente o diretor para delegar tarefas ou gerar soluções.

Pessoas capacitadas podem mostrar para seus pares que a solução depende deles não apenas na prática, mas entendendo os problemas e expondo para a alta direção qual caminho deve ser seguido.

Podemos classificar essa situação, postura e atitude de LIDERANÇA INFORMAL. Encontramos ela em pessoas que tem influência sobre os membros da equipe, pessoas que geralmente são experientes na sua atividade e que se tornam um modelo a ser seguido. São pessoas que geralmente se tornarão líderes formais.

Essas pessoas, por outro lado, também precisam entender as limitações do grupo, devem sempre expor com clareza as suas idéias, delegar tarefas de maneira correta independente do tipo de público que será atingido.

O líder com poder um dia foi um lider sem poder, transformou a sua informalidade em formalidade, mostra capacidade, mas sempre defende interesses comuns com todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário