quinta-feira, 19 de abril de 2012

Padronizar Atividades: Por quê?

Definimos como Padrão um compromisso documentado, utilizado  em comum e repetidas vezes por pessoas relacionadas a uma determinada tarefa ou atividade. É o próprio planejamento do trabalho a ser executado pelo indivíduo ou pela Organização, é um meio para se conduzir o Gerenciamento da Rotina do Trabalho Diário.
 

Podemos dizer que um padrão é qualquer documento que contenha regras, diretrizes ou características de produtos, processos ou serviços, em qualquer nível de detalhe, em qualquer formato, que passe por um processo de aprovação, distribuição e que suas revisões sejam controladas.




Como benefícios da padronização, temos o gerenciamento da rotina do dia-a-dia, além de proporcionar um melhor desempenho de cada processo e, conseqüentemente, o aumento da produtividade e competitividade empresarial. Tornar os processos previsíveis através de um o padrão possibilita conhecer a capacidade do processo e estabilizar o seu desempenho. Além disso, podemos construir uma base para a melhoria contínua, possibilita uma comunicação mais eficiente e eficaz e estabelece claramente os limites de delegação do trabalho de cada indivíduo.


Geralmente são padronizados os processos onde temos problemas, onde ocorreram reclamações de clientes, que podem gerar impacto Financeiro para a Organização, inclusive afetando a imagem da empresa e que envolvam mais de uma pessoa na execução.


Podemos utilizar o Ciclo PDCA / SDCA para este processo. O PDCA existe para entender a origem e tratar o problema. O SDCA promove um modelo padrão (standard) que, foi criado através do PDCA e, aplicado gerou resultado satisfatório.


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